quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Carne esponjosa ( Granuloma piogênico )

Caros amigos,

Depois de algum tempo sem novos posts, vamos retomar, recebi alguns e-mails e também questionamentos sobre uma complicação da unha encravada o granuloma piogênico popularmente conhecido como “carne esponjosa”, que é uma proliferação de vasos sanguíneos associados a uma infecção bacteriana, que forma uma lesão tumoral secundária a um traumatismo, ou seja, o fragmento de unha (espícula ungueal) passa a ser um corpo estranho introduzido na pele, provocando uma lesão avermelhada ou arroxeada, úmida, de consistência mole e que sangra facilmente aos pequenos traumatismos, seu crescimento é rápido e o sangramento pode dar origem à formação de crostas escuras sobre a lesão. Geralmente acompanha-se de processo inflamatório local, com edema, eritema e dor na pele ao redor da lesão.
Esse processo pode ocorrer em qualquer área, mas é mais frequente no caso de complicação de unha encravada.

Tratamento:

Consiste em remover a espícula (fragmento de unha) que está penetrada na prega ungueal.
Como o granuloma faz parte do tecido cicatricial, são células de cicatrização, com a retirada da espícula, essas células perdem a função e a lesão tende a regredir.


O Procedimento:

O procedimento podológico é feito com uma inspeção cuidadosa onde se procura identificar a causa do problema, faz-se uma assepsia em todo o pé em seguida é aplicado emoliente e faz-se a remoção da espícula (fragmento de unha). A intervenção deve ser praticada com instrumentais afiados e esterilizados ou de preferência descartáveis, a intervenção é praticada sem anestésico injetável, sendo a instrumental rigorosamente afiado faz se menos esforço para a remoção da espícula reduzindo assim a dor , esse procedimento não é um processo cirúrgico, pois a legislação brasileira não permite ao podólogo fazer cirurgias ou prescrever medicamentos injetáveis ou de uso interno.

O curativo:

São usados geralmente o algodão, o soro fisiológico, fibra de alginato, cimento cirurgico, pomada de própolis, óleos essenciais, a gaze tubular.
Em alguns casos faz-se uso da Alta freqüência para cauterização do granuloma, acelerando assim o processo de cicatrização.





essas imagens foram obtidas na internet


joeduardo@hotmail.com.br