sábado, 30 de abril de 2011

Verrugas Plantares.


A verruga plantar, também conhecidas popularmente como "olho de peixe", é uma dermatovirose (doença de pele provocada por um vírus), que pode, freqüentemente, ser confundida com um calo duro.
Como podemos diferenciar o calo duro da verruga plantar ?

Por terem uma aparência semelhante, pois o calo além da hiperqueratose também pode vascularizar, todo cuidado é pouco. Para o tratamento da verruga plantar, um dos métodos utilizados é o da cauterização química,que envolve a aplicação de um ácido.
Caso o cliente seja diabético, pode ser iniciada uma lesão que poderá se tornar um mal perfurante plantar (tema que será tratado num outro momento).

Outros métodos também utilizados:
- Eletrocauterização: destruição da verruga
através do calor, indicado para verrugas periungueais e plantares.
- Criocauterização: utilizando baixas temperaturas.

Outra semelhança que também deve ser considerada é o núcleo do calo.
Em seu lugar, na verruga plantar, existe uma raiz com células virais (HPV) que se aprofundam na região plantar, devido à constante pressão do peso do corpo. As células virais são recobertas e envolvidas por uma hiperqueratose que as ultrapassa, quando desbastadas, voltam a se formar rapidamente.
As vezes é rodeada por um círculo esbranquiçado,com aspecto ponteado, muitas vezes enegrecidos, pois possuem capilares que irrigam cada papila que constitui o tumor, trambosando nas extremidades superficiais.
Varia muito de tamanho e profundidade. É muito dolorida, mas pode desaparecer por
completo, quando removidas adequadamente.
Caso contrário reaparecem rapidamente.

Origem:

A verruga plantar é provocada por uma infecção virótica, é contagiosa (pode produzir lesõesfilhas) e auto-inoculável. Geralmente aparecem depois de pequenas lesões, traumatismos ou em períodos de baixaresistência do organismo.
É mais freqüente em mulherer e  crianças, pois não tem ainda seu sistema imunológico totalmente desenvolvido.

Verruga plantar:


  • HPV se multiplica dentro das células da camada espinhosa da epiderme
  • o período de Incubação é de 1 a 20 meses com a média de 9 meses
  • Quando ativado o vírus acelera o metabolismo celular
  • Provoca a superficialização dos vasos dérmicos
  • Pontilhados vermelhos (íntegros)
  • Pontilhados negros (trombosados)
A verruga plantar não aflora em elevação como a verruga vulgar no restante do corpo A pressão da deambulação e da posição bípede impede a elevação para fora .Aparece apenas a ponta do “iceberg”
Onde pode acontecer a contaminação:
  • Piscina com água contaminada
  • Pisos contaminados (clube, banheiro, etc.)
  • Praias onde frequentam cães e gatos
  • Contato direto com as células virais
O que desencadeia a verruga:
  • Situações de “stress”
  • Doenças que afetam o sistema imunológico
  • Uso de medicamentos imunodepressores e imunossupressores
  • Crianças
Verrugas periungueais:
 Localizam-se ao redor da unha invadindo o seu leito e prega ungueal. O diagnóstico nessas regiões fica mais fácil, pois, persistem por fora do contato com a unha e tem o formato que nos é familiar. Seu tratamento é bem dolorido, se for ministrado com ácido, por se localizar numa região sensível.



















Podemos, também, encontrar outros tipos de verrugas:


Verruga vulgar:
 Localiza-se, geralmente, nos dedos e dorsos da mão, formando placas amarelas, irregulares e com pontos escuros.



Verruga plana:
 Localizada, geralmente, na face e dorso das mãos e dedos, é uma pequena papila, dura e amarelada, com discreta elevação, com diâmetro entre um e cinco milímetros, filiforme, apresenta aspectos estruturais diferentes, são moles, perpendiculares, geralmente encontradas nas pálpebras, axilas, pescoço e ângulos da boca.



  Condiloma acuminado:
 HPV (Papiloma Vírus Humano), quando não diagnosticado a tempo, está ligado ao aparecimento de tumores malígnos, o que não temos conhecimento na verruga plantar. Esse tipo de HPV é sexualmente transmissível e provoca o surgimento de verrugas nos órgãos genitais. As verrugas virais são prevenidas evitando o contato direto com pessoas infectadas. Para evitar sua contaminação e o aparecimento do câncer no colo do útero e pênis, é recomendado o uso de preservativos em relações sexuais e acompanhamentos periódicos por ginecologista ou urologista.


Comentário: os podólogos costumam tratar a verruga plantar com aplicação de ácido nítrico fumegante, porém esse método foi proibido pela vigilância sanitária. Tem se usado a criocauterização ou aplicação de alta frequencia sendo um método caro e com recidivas constantes é aconselhável procurar um dermatologista, pois, em alguns casos são ministrados medicamentos específicos, cirurgia etc…

joeduardo@hotmail.com.br