quarta-feira, 6 de abril de 2011

Unha encravada (Onicocriptose)

Onicocriptose é o nome científico que se dá à unha encravada, ou seja, encriptada, invaginada, a unha penetra na pele causando dor e inflamação.
Bem são vários fatores envolvidos, mas eu diria que em 1º lugar está o corte incorreto. A causa é, geralmente, o hábito errado de se cortar os cantos das unhas. Isto causa a formação de uma ponta na extremidade cortada e permite que, com o peso do corpo, a pele que antes estava embaixo da unha, se projete para cima e entre na frente da mesma. Com o crescimento, a unha encrava neste local.



O uso de sapatos apertados ou pontas finas também facilita o encravamento das unhas.
Os dedos mais atingidos são os dos pés, principalmente o hallux (dedão) e as unhas encravam quase sempre pelos cantos. O quadro se inicia com dor local que vai aumentando de intensidade e pode se tornar insuportável.

Outros fatores que desencadeiam a unha encravada são:
·        Curvatura (ângulo)da unha

·        As más formações dos dedos por seu apoio inadequado, tais como Hállux Valgus (Joanete) Pronado.
·        por hiper-hidrose a maceração da epiderme, seja por excesso de transpiração permite com facilidade que a porção de unha se incruste no tecido macio
·        por unhas muito curtas, submergidas.
·        por traumatismos violentos.

Dica:
Para evitar o encravamento das unhas As unhas dos pés devem ser cortadas retas, procure cortar de uma extremidade a outra do dedo usando uma tesoura reta(cuidado com o trim e o alicate de cutícula). Evite cortar as unhas curtas demais, deixando sempre uma pequena faixa de borda livre (aquela parte branca) você poderá usar uma lixa para remover a rebarba e ângulos pontiagudos. Evite usar calçados apertados.

Obrigado e volte sempre!

joeduardo@hotmail.com.br